Que barulho é esse? Essa foi a pergunta que muitos passo-fundenses fizeram por volta da 1h de hoje. O motivo foi um barulho alto e estranho. Para muitos parecia que um avião havia caído. Foram mais de 15 minutos de ansiedade e diversas ligações aos órgãos de segurança. Algum tempo depois, os bombeiros foram até o local e desvenderam o mistério.
O ruído partiu da nova unidade industrial, em fase de operação e testes, da BS Bios, localizada no Distrito Industrial, próximo à rodovia Passo Fundo-Carazinho (BR-386). Segundo a direção da empresa, houve a despressurização de uma caldeira, mas sem nenhum risco aos funcionários e à população.
- É um procedimento normal de operação previsto nos testes. Procuramos fazer isso durante o dia para não causar esse desconforto aos moradores mais próximos - explica o diretor superindentente Erasmo Batistella.
Segundo ele, a BS Bios possui uma segurança rígida, inclusive com uma brigada interna treinada para combater incêndios e outras eventualidades. Batistella também revela que novos barulhos semelhantes ao registrado durante esta madrugada podem acontecer nos próximos dias, mas alerta a população para que não se preocupe.
A BS Bios foi fundada em abril de 2005 com a finalidade de produzir biodiesel. Atualmente, a capacidade de produção ultrapassa 160 milhões de litros por ano.
Leandro Becker